15 de abr. de 2008

Visões de Deus

Tratando-se de conhecer a Deus, a iniciativa veio da parte dele. Se ele não se mostra, não há nada que você possa fazer para encontrá-lo. E, de fato, ele se revela muito mais a certas pessoas do que a outras, não porque faça acepção, mas porque é impossível que ele se mostre por completo a um ser humano cuja mente e cujo caráter estão em péssimas condições. É como a luz do sol que, embora não tenha preferências, não consegue refletir-se num espelho sujo de forma tão clara quanto num espelho limpo.
Você pode colocar isso de uma outra forma, dizendo que, enquanto em outras ciências os instrumentos são coisas externas a você mesmo (como microscópios e telescópios), o instrumento por meio do qual você vê a Deus é o seu ser. E se esse “ser” não for mantido limpo e luminoso, seu olhar para Deus ficará obscurecido – à semelhança da lua vista num telescópio sujo. Eis por que nações horríveis têm religiões horríveis: elas sempre olharam para Deus com lentes sujas.

Fonte: Cristianismo Puro e Simples - C. S. Lewis

Veja mais >>

11 de abr. de 2008

Verdade Absoluta

O cristianismo não é uma série de verdades no plural,
mas é a Verdade escrita com V maiúsculo.
É a Verdade sobre a realidade total,
não apenas sobre assuntos religiosos.


O cristianismo bíblico é a Verdade concernente à realidade total; é a
propriedade intelectual dessa Verdade total,
e então vive segundo essa Verdade.


FRANCIS SCHAEFFER

Veja mais >>

Agentes infiltrados

"Um território ocupado pelo inimigo - assim é este mundo. O cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos chama a tomar parte numa grande campanha de sabotagem. Quando você vai à igreja, na verdade vai receber os códigos secretos mandados pelos nossos amigos: não é por outro motivo que o inimigo fica tão ansioso para nos impedir de frequentá-la. Ele apela à nossa vaidade, preguiça e esnobismo intelectual."

C. S. Lewis - Cristianismo Puro e Simples

Veja mais >>

8 de abr. de 2008

Ortodoxia X Liberalismo

O verdadeiro cristão não é Vox populi vox Dei ("A voz do povo é a voz de Deus"), mas Sola Scriptura ("Somente as Escrituras"). Ou como disse Blaise Pascal (vale a pena relembrar): "Um dos artifícios que o demônio usa para pôr os homens no caminho do mal é dar nomes desprezíveis a certas virtudes eternas e, assim, encher as almas fracas com o tolo medo de passarem por antiquadas se as exibirem".

Extraído do blog de Silas Daniel (http://silasdaniel.blogspot.com/).

"Voltem para as fundas raízes. Abram o coração e sondem as Escrituras. Levem sua cruz, sigam o seu Senhor e não dêem atenção à moda religiosa que passa. As massas estão sempre erradas. Em cada geração, o número de justos é pequeno. Certifiquem-se de que estão entre eles"

A. W. Tozer

Veja mais >>